Gostou? compartilhe!
Buscando por embreagens? Localizadas entre os motores e as caixas de câmbios, as embreagens nada mais são do que equipamentos automotivos que, logo em primeiro plano, se caracterizam por contar com três diferentes partes. São elas:
- Platô (formado pela carcaça da embreagem em si, pela placa de pressão e pela mola membrana);
- Disco;
- Rolamento.
Responsável por transportar a força produzida de dentro do motor para a caixa de câmbio e, de lá, para as rodas, a embreagem também não deixa de se apresentar como uma espécie de instrumento que acopla e desacopla o motor do câmbio.
Sob uma abordagem ainda mais completa, pode-se dizer que a embreagem também consiste no equipamento que filtra as vibrações do motor e, na sequência, reduz os ruídos e os desgastes eventualmente presentes nos componentes de transmissão.
Quer saber mais sobre embreagens?
Além de atuar sobre o atrito das peças, a embreagem ainda se caracteriza por contar com um sistema de funcionamento absolutamente simplista. Isto é, assim que o condutor do veículo pisa no pedal, o disco da embreagem se desacopla do disco do volante (do motor) e, consequentemente, o torque que vai para a caixa de câmbio é interrompido.
Absurdamente rápido (uma que vez que leva menos de um segundo para ser concluído), este processo permite que o motorista promova a troca de marchas sem que, em contrapartida, seja necessário “raspá-las” umas às outras.
Sente que a embreagem de seu veículo está desgastada e, pior ainda, vem observando alguns barulhos anormais assim que a aciona?
Promova manutenções periódicas na embreagem de seu veículo, mas, para isso, jamais deixe de contar com a Oficina Mecanica Ideal. Experiente, a oficina está total e inteiramente a seu dispor!